sexta-feira, 10 de outubro de 2008

FARO SEMPRE! 26.ª CONCENTRAÇÃO

Nº68 MOTO REPORT Agosto 2007
Nº69 MOTO REPORT Setembro 2007
Dizemo-lo todos os anos e com justificado orgulho: a concentração motociclística de Faro é considerada a maior e melhor da Europa e a maior do mundo, organizada por um clube. As entidades políticas regionais também são unânimes em considerar este evento aquele que mais promove a região algarvia além fronteiras. O mérito é endereçado a um punhado de homens e mulheres que dão corpo e alma ao Moto Clube de Faro e, simultaneamente, aos cerca de um milhar de voluntários que anonimamente se juntam para erguer tão singular acontecimento. A concentração de Faro é, na realidade, mais do que um evento. É um símbolo de solidariedade e puro espírito motociclístico. Embora se fale, com algum pessimismo, sobre a utilização futura do terreno que serve de palco à grande festa, um sentimento é unânime a todas as entidades: A Concentração de Faro não pode morrer!

Blasted Mechanism
Doze anos após a sua formação, os Blasted Mechanism continuam a ser uma pedrada no charco. Visual e musicalmente arrojados, a banda que lançou este ano “Sound In Light / Light In Sound” (um trabalho pioneiro no modo de edição por ser um híbrido: o primeiro CD é comprado nas lojas, o segundo é descarregado de um site), leva ao rubro a multidão com os temas mais recentes, bem como com os clássicos “Atom Bride Theme” e “Karkov”. Diferentes, únicos, por fazerem da música um meio de regeneração da sua própria energia, os Blasted concedem à audiência, um momento de contacto com a energia universal que, segundo eles, purifica o corpo e a alma. Na prática foi um dos momentos mais altos de palco. Uma impressionante máquina de produção, um exotismo envolvente, uma delícia para os fotógrafos. Os portugueses no seu melhor!

Kiss Forever Band
Estes insuspeitos músicos da Hungria formaram em 1995 aquela que viria a ser uma banda de tributo aos seus ídolos: os Kiss. Tudo começou apenas pelo prazer de tocar, sem grandes compromissos, as músicas da banda americana, ao vivo. Contudo, o fenómeno foi arrastando mais e mais público, acabando por se tornar no projecto principal dos elementos enquanto músicos profissionais. Vestidos e pintados a rigor, os KFB abriram, em grande, as hostilidades da Concentração de Faro na noite de quinta-feira. Fantásticos!

Joe Cocker
Este cantor britânico de 63 anos, com presença e voz inconfundíveis, percorreu parte dos sucessos da sua carreira, promovendo também faixas do mais recente trabalho “Hymn For My Soul” editado em Abril deste ano. Fiel ao seu estilo, bem produzido em termos artísticos, com uma banda competentíssima, foi o cabeça de cartaz da 26.ª Concentração Internacional de Faro.

Tocá Rufar
Formação mutante e itinerante, este projecto de percussões fundado por Rui Júnior pode ser descrito como uma performance visceral, onde os ritmos se transformam em gritos selvagens e libertam da alma a raiva e a rebeldia depositada à nascença. É impossível ficar-lhes indiferente não só pela quantidade de elementos como pela tremenda força da sua acústica. Duas mulheres em destaque e um animador fantástico. São sempre bem vindos a Faro.

Rui Veloso
Rui Veloso também está no 26.º ano… mas de carreira. Curiosa coincidência que Rui Veloso também está no 26.º ano… mas de carreira. Curiosa coincidência que nos confirma que tudo o que é bom conquista a longevidade naturalmente. Rui Veloso, normalmente conhecido pelo epíteto de “o pai do rock português” mostra-nos em cada concerto quão redutor é este rótulo. O seu universo musical está muito mais próximo do blues do que do rock. Para além disso, algumas das suas baladas, por exemplo “Porto Sentido”, são uma original confluência do blues com o fado, o que lhe confere um swing muito próprio, tornando as suas composições perfeitamente distintas. Um virtuoso guitarrista, um excelente cantor e distinto compositor. Rui Veloso é, sem dúvida, uma referência na música portuguesa.
Na foto, acompanhado pelo Tim dos Xutos & Pontapés – que se encontrava presente na concentração - para a interpretação do tema: Postal dos Correios.
Miss Faro
É um dos momentos altos de palco. Já se chamou “Miss Tshirt Molhada”, hoje chama-se “Miss Faro”. Segundo o organizador é “uma brincadeira”, mas o total de mil euros em jogo, a dividir pelas três finalistas, faz com que as concorrentes levem a coisa muito a sério. Os atributos físicos são uma boa ajuda, mas a simpatia, ousadia e espírito exibicionista das voluntárias são o que mais agrada ao público. Já se chegou a usar um medidor de decibéis mas acabou por se voltar a confiar na sensibilidade discutível do speaker de serviço. As mais ousadas querem-se despir na totalidade, usando assim todos os seus argumentos, sem excepção. O público, por seu lado, fica naquela tensão de ver “algo” mais, embora se trate de poucos centímetros…. O patrocinador não deixa… Este ano a vencedora foi de
novo a Natacha, segundo lugar para a Sandra e terceiro para a inconformada espanhola Pamela Calderon, que foi desclassificada por ser ter exibido… na totalidade.

Pat Savage
Na onda bike music, este músico canadiano de blues e rock, aproveitou o aquecimento que a banda antecessora deu no público e entregou-se ao som forte e apelativo que tanto tem em comum com o imaginário motard de um evento como este.

Orishas
Desde o Rock in Rio 2006 que esta banda não tocava em solo português. Misturam a música tradicional cubana com o Hip Hop. Em ano de lançamento de uma compilação com os seus principais êxitos, os Orishas encheram a concentração de Faro com balanço quente e vigoroso.

Urbe
Hard-Rock puro e duro vindo da vizinha Espanha. Visual a condizer. Para que nuestros hermanos se sintam em casa.

Shows eróticos
Com qualidade, mas… Cerca de 500.000 euros é a verba envolvida para montar toda a estrutura de Faro. Tendo em conta o fascínio que os shows eróticos provocam no público, talvez se justificasse um pouco mais de investimento para que estas performances fossem mais elaborados a nível coreográfico e de adereços. Aquilo que se viu não se distanciou muito do que vamos vendo ao longo do ano nas restantes concentrações nacionais. Faro merece uma fasquia mais alta. Este ano a ousadia passou por actuações com dois homens e uma mulher. Modernismos…

Sorteios finais
É sempre um momento emotivo e é com ansiedade e “fé” que milhares aguardam o anunciar do número mágico que habilitará um dos presentes a uma viagem a Daytona ou a uma moto. Este ano, as chaves de uma cobiçada Kawasaki Z 750 foram parar às mãos de Maria Conceição, de Sintra. As senhoras que protagonizaram, nas noites anteriores, os shows eróticos de palco, tornam sempre este momento ainda mais… excitante.

Halcone México
Foram uma grande surpresa na tarde de quinta-feira. Acrobacias em motos Harley-Davidson com cerca de quatrocentos quilos e da década de sessenta, não será fácil certamente. No tipo de piso a que ficaram condicionados (inclinado, terra batida com pequenas lombas e alguma palha), o acréscimo de dificuldade foi enorme. O que eles fizeram? Só mesmo visto ao vivo ou nas fotos. Contado custa a acreditar…

GNR no local
Tudo na mesma. Metralhadoras e tudo. O aparato que a GNR diz ser necessário para impor o devido respeito. Impõe respeito a meia dúzia de indesejáveis energúmenos, incomodando simultaneamente todos os outros pacatos motociclistas devido à sua atitude agressiva e despropositada. Não sei se terá que ser assim. O facto é que só vejo esta forma de actuação em Portugal. Pelo menos não nos podemos queixar que a nossa guarda não seja criativa. “No problem”, a GNR intimida e… a caravana passa!

ZerOKilled
A campanha ZerOKilled é um dos cavalos de batalha do Moto Clube de Faro. Não adianta montar uma festa excepcional se depois, nas estradas e associado ao evento, sucederem acidentes com vítimas mortais a lamentar. É essa a notícia que muita imprensa sensacionalista procura. Os chamados “caçadores de acidentes”. Felizmente que, pelo menos desde o ano passado, não têm tido muito sucesso e, provavelmente por esse motivo, se tornou notada a sua ausência fazendo a cobertura da concentração. A mensagem ZerOKilled é criada pelo Moto Clube de Faro, divulgada principalmente pela imprensa especializada e pelos visto tem sensibilizado grande parte dos motociclistas. O slogan o ano passado era “Todos vivos” e este ano “Ir a Faro… e voltar”. Que assim seja sempre! O relatório deste ano emitido pela Guarda Nacional Republicana, Grupo Territorial de Faro, e que transcrevemos na íntegra, é a oficialização desse sucesso.

Unidade Móvel de Rastreio
Anónimo e Gratuito do VIH/SIDA
Uma iniciativa que o Ministério da Saúde tem apresentado nos últimos anos à organização da Concentração de Faro – a qual tem sabido acolher e fomentar – possibilitou que todos aqueles que quisessem realizar o teste do VIH/SIDA de forma anónima e gratuita e com aconselhamento e apoio psicológico, o pudessem fazer. Descomplexando este assunto sério e delicado, será, sem dúvida, uma maneira eficaz de alargar as acções de despiste e controlo da infecção. Aplausos para a iniciativa.
© Todos os direitos do texto estão reservados para MOTO REPORT, uma publicação da JPJ EDITORA. Contacto para adquirir edições já publicadas: +351 253 215 466.
© General Moto, by Hélder Dias da Silva 2008

Sem comentários: